1

Como orar pelos meus alunos de Escola Dominical?

A oração sempre foi um assunto importante na vida e no ministério de Jesus. Os Seus discípulos, certamente por O verem retirar-Se muitas vezes para orar, desejaram seguir o Seu exemplo e saber como o deviam fazer. Igualmente, Paulo enfatizou o assunto da oração inúmeras vezes. Chegamos assim à conclusão de que a oração é sem dúvida um elemento importantíssimo para a vida de qualquer crente, não sendo exceção para a vida dos mais novos (na idade e na fé).



Os que estão a dar os primeiros passos na caminhada cristã necessitam de orar, mas também precisam de outros que orem por eles. Paulo disse, depois de animar os crentes a revestirem-se da armadura de Deus: “Orai no Espírito em todas as circunstâncias, com toda petição e humilde insistência. Tendo isso em mente, vigiai com toda a perseverança na oração por todos os santos.” (Efésios 6:18, KJA).

O desafio da intercessão aplica-se aos professores de Escola Dominical. Estes devem conhecer cada aluno individualmente e, consequentemente, interceder semanalmente de forma individual pela sua classe. É fundamental os professores conhecerem cada faixa etária e cada necessidade.

É também fundamental estarem a par das lutas e informações a que os seus alunos estão expostos diariamente, conscientes de que muitos deles enfrentam problemas sérios em suas casas, escolas e mentes.

Desta forma, os educadores cristãos estarão mais aptos para orar especificamente pela sua classe. Se o(a) aluno(a) perceber que o(a) professor(a) se interessa por ele(a) de forma específica, e não olha para si apenas como mais um membro de uma classe de Escola Dominical, este terá mais confiança para pedir um conselho ou oração. Certamente muitos dos alunos não têm familiares cristãos, e os professores de Escola Dominical serão as referências cristãs mais próximas.

De uma forma muito prática, os professores podem orar pelos seus alunos utilizando alguns métodos de oração. Por exemplo, podem (dependendo do número de alunos por classe) propor-se a orar por um ou dois alunos em cada dia da semana. Os professores devem selecionar alguns temas específicos para não serem vagos nas orações, como as famílias dos alunos, o tempo dos testes/exames, e os problemas específicos que eles estejam a passar.

 Um outro método que pode ser utilizado é destacar um único dia da semana para orar alguns minutos por cada aluno. O importante é orar por eles de forma individual, não esquecendo que estamos numa guerra espiritual, e que eles enfrentam e aprendem diariamente coisas contrárias à Palavra de Deus.

Além de tudo isto, importa não esquecer que também é preciso tirar tempo para orar pela lição a ser dada na classe. Muitas vezes, Deus usa esse tema ou história para esclarecer dúvidas interiores que muitos têm, mas que por algum motivo têm dificuldades em expô-las. Ninguém melhor que o próprio Deus, que conhece os corações e mentes, para esclarecer essas dúvidas.

Como professores de Escola Dominical, cada um de nós necessita do auxílio do Espírito Santo na hora da preparação da lição, na hora de aconselhar, mas também na hora da oração.

Sara Fontes

Evangelista

Benavente