13º ENLJ “Expectativa VS Realidade”

Imagem em destaque

Depois de 2 anos sem Encontros de Liderança presenciais, o ADJ – Departamento Juvenil da CADP organizou para mais um ENLJ, desta vez na Assembleia de Deus de Almada (Cova da Piedade). Especialmente orientado todos os que trabalham com adolescentes e jovens – professores de EBD, EMRE, pastores, membros das comissões de jovens, etc.

O tema do evento era “Expectativa vs Realidade” e foi abordado em várias vertentes dentro da área dos ministérios juvenis. O programa foi apresentado pela Daniela Carvalho e pelo Bruno Simões (Coimbra). Começámos com uma palavra de estímulo e oração pelo pastor Paulo Banco (Presidente da Direção Nacional da CADP). A partilha da Palavra, pela Ana Ramalho Rosa, abordou o tema baseando-se no episódio da cura de Naamã. Tivemos um tempo de louvor dirigidos pelos jovens da AD Almada. Depois, a Raquel Ouro Vicente (Vila Franca de Xira) falou acerca de Gestão de Conflitos, usando vários exemplos de personagens da Bíblia.

Da parte da tarde, os missionários Daniel e Raquel Pinheiro (Reguengos de Monsaraz, Missão Almada) deram um workshop com o objetivo de fornecer ferramentas para ajudar adolescentes e jovens a testemunhar e evangelizar. Foram apresentados vários exemplos práticos num tempo que teve bastante dinamismo. Tivemos também um painel acerca de discipulado, composto pelo pastor Tiago Pereira (Quarteira e Loulé – Sotavento Algarvio), pastor Acácio Baía (Quinta do Conde – Almada) e o presbítero Ricardo Rosa (Almada); com a moderação da psicóloga Ana Ferreira (Aveiro). Os três intervenientes falaram acerca do que é e do que não é o discipulado, partilhando algumas das suas experiências a acompanhar adolescentes e jovens.

Tivemos a apresentação de dois ministérios na área da evangelização. O missionário Bryan Garcia apresentou o Castelo do Rei Portugal e a primeira formação nacional do ministério, a ter lugar no início de agosto, que visa preparar e levar adolescentes, jovens e líderes de ministérios infantojuvenis à evangelização de crianças e adolescentes. O missionário Daniel West demonstrou como o OnTheRedBox está a evangelizar todos os sábados de manhã na Rua Augusta em Lisboa.

E por falar em evangelização, o ADJ quer neste triénio 2021-2024 ser parte ainda mais ativa no alcance de outros. Por isso, à semelhança do que fizemos no [re]START, 10% do valor das inscrições do Encontro de Liderança Juvenil reverteram para o Departamento Nacional de Missões, além de uma parceria com a CAPU que tem permitido colocar a preços extremamente acessíveis, livros previamente selecionados e adequados a cada evento segundo o tema, faixas etárias e sessões formativas, onde o objetivo é abençoar a CAPU, sem fins lucrativos para o departamento. Estão em linha mais iniciativas futuras do mesmo âmbito que servirão para abençoar outros departamentos da CADP, com os quais o ADJ deseja estreitar laços e fortalecer via ministérios juvenis.

Agradecemos à igreja local, AD Almada, pela excelente receção, a toda a equipa ADJ pelo trabalho desenvolvido e a todos os que estiveram connosco, de Trás-os-Montes até ao Algarve, de igrejas da CADP e de outros movimentos, que têm demonstrando o desejo de aprender e receber mais com o departamento, numa demonstração de confiança e reconhecimento.

O ADJ continua a desafiar as lideranças juvenis a enfrentarem esta realidade e em conjunto trabalharmos para uma melhor resposta no fortalecimento dos ministérios juvenis das igrejas locais.

Neste sentido, e como apresentado no evento, foi lançado no final de maio dois inquéritos a que demos o nome de “Identidade”. Será um inquérito direcionado para líderes das igrejas acerca do panorama do trabalho juvenil das nossas igrejas locais, e outro direcionado aos adolescentes e jovens (12-35) acerca de hábitos, estilo de vida, valores e princípios, cujos resultados serão trabalhados nos próximos meses.

Equipa ADJ

Etiquetas: ENLJ, Notícias