CB Carnaval 2019

Imagem em destaque

Um fim de semana em cheio!

Podíamos resumir assim o fim de semana no qual se realizou o primeiro CB de 2019, de 2 a 5 de março. Este tempo especial foi preparado sob o título “Eu sou…” e foi assim que se procurou transmitir a quem esteve presente, campistas, equipa e voluntários, a necessidade de olharmos para a nossa “identidade”. Cerca de 220 campistas de vários pontos do país, e até do Luxemburgo, estiveram juntos neste retiro que chegou a ter cerca de 500 pessoas a participar num dos cultos da noite.

Ao longo dos dias do retiro procurámos falar sobre quem somos como filhos, servos, seres humanos, igreja, etc. E para isso, nada melhor do que termos começado com um tempo de louvor e adoração no sábado à noite, onde pudemos ver um dos trabalhos a ser desenvolvido pela equipa do AD.J, a banda do CB. Um grupo liderado pela Miriam Catarino Oliveira, onde nos próximos anos vamos procurar envolver ao máximo campistas e jovens que desejem servir Deus. Um passo intencional dado no compromisso assumido no lema “Alcançar, Discipular e Servir”, proposto pelo departamento juvenil para o triénio 2018-2021.

No domingo realizou-se um seminário sob “Ideologia de Género”, dentro da ótica do retiro. Com a ajuda, entre outros, da Drª. Elsa Correia Pereira, socióloga, percebemos como agimos individual e socialmente enquanto seres humanos. Essa ótica foi complementada pela fundamentação científica do Dr. Filipe Glória e Silva, pediatra, que nos falou das diferenças entre sexo masculino e feminino, além da componente biológica e dos traços distintos no que toca a ambos os sexos. Já no dia de segunda-feira o seminário “Instaquê?” procurou abordar quem nós somos, enquanto filhos e filhas de Deus, e como podemos utilizar as redes sociais e os meios culturais para alcançar todos aqueles que nos rodeiam.

Ao longo do retiro Deus falou e foram feitos vários desafios aos jovens em várias áreas: salvação, compromisso com Deus, batismo nas águas, batismo no Espírito Santo, a chamada para serviço a Deus, etc. As mensagens da Palavra de Deus foram partilhadas por parte de vários dos elementos da equipa do AD.J, especialmente aqueles que se dedicam a preparar o CB. O retiro teve o seu encerramento na terça-feira, 5 de março, onde contámos com a presença do Presidente da Direção Nacional da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal, o pastor Paulo Branco e da sua esposa, a evangelista Ana Mary Baizán. No último tempo de louvor e exposição das Sagradas Escrituras, todos foram desafiados a seguir o exemplo lido em Atos 2:42-47, onde temos um resumo de como a Igreja vivia, agia e dos resultados da ação sobrenatural do Espírito Santo através dela.

Agradecemos profundamente a todos os que estiveram envolvidos no retiro: à Direção Nacional da CADP pela confiança e apoio, aos elementos da equipa AD.J que prepararam e estiveram presentes no retiro, acompanham e servem esta nova geração, em especial aos coordenadores do CB, Marco e Liliana Oliveira, aos pastores das igrejas locais e às suas equipas de liderança de jovens por manifestarem a sua confiança no departamento ao enviar os seus jovens e adolescentes para o retiro, ao MEIBAD pela ajuda e amabilidade com que sempre nos têm recebido e servido, a quem aceitou o desafio de estar presente e ser desafiado por Deus, aos voluntários que abdicaram de tempo livre para nos ajudarem a servir melhor… e a Deus pelos resultados e pela obra que Ele fez e está a fazer em cada coração.

Estamos já em preparação para o CB Verão 2019, que se realizará de 19 a 24 de agosto, onde garantimos que vamos desafiar e certamente ser desafiados por Deus.

A Equipa AD.J

Fotografia © Eduardo Marques