EN Liderança Juvenil

Imagem em destaque

Mais de 280 pessoas que servem os jovens e adolescentes das nossas igrejas estiveram juntas no dia 26 de janeiro de 2019 na Assembleia de Deus em Benfica para conhecer o plano para o próximo triénio do AD.J Departamento Juvenil da CADP, serem desafiados por Deus e partilharem a sua opinião.

Na parte da manhã, os apresentadores foram a Elisete Damas e o pastor Paulo Damas, membros da equipa AD.J, a servir atualmente na área da AD Trajouce. O evento iniciou-se com as boas vindas por parte do pastor Paulo Branco, Presidente da Direção Nacional, que falou da importância do evento, do trabalho da equipa e de como as igrejas locais têm um enorme potencial, investido no alcance e discipulado de jovens e adolescentes. Depois, a Banda Connection, da AD Algés dirigiu um tempo de celebração a Deus.

A partilha da Palavra de Deus foi da responsabilidade do pastor Miguel Cartaxo, da AD Alverca, que falou acerca de “Liderar com amor e humildade”, sobre a importância de termos um coração pastoral e de tirarmos tempo para acompanhar quem lideramos e amamos. Posteriormente, os coordenadores do AD.J, Ana e Ricardo Rosa, da AD Almada, apresentaram o projeto do AD.J para o triénio 2018-2021, que pode ser visto aqui, enfatizando os três grandes propósitos: alcançar, discipular e servir. Mencionaram ainda a importância de não fazer apenas eventos, mas equipar as igrejas locais, através da formação dos professores de Escola Dominical, líderes de jovens e adolescentes, membros de comissões juvenis, etc. Foi apresentada a equipa AD.J, assim como os delegados regionais que estavam presentes.

Após o almoço, a sessão foi apresentada pela Carla do Nascimento e o pastor Hugo do Nascimento, membros da equipa AD.J. O grupo de louvor de jovens da AD Vila Franca de Xira dirigiu um tempo de louvor, seguindo-se a partilha da mensagem da tarde. O pastor António Gonçalves, da AD Benfica, usou a vida de David como inspiração para todos os que servem a Deus e lideram, apontando várias características daquele que foi o mais emblemático rei de Israel.

De seguida, os vários professores de Escola Dominical, pastores e líderes presentes tiveram oportunidade de preencher um pequeno inquérito, relacionado com as atividades que o AD.J pretende impulsionar para este triénio. Posteriormente a Liliana Oliveira e o pastor Marco Oliveira, da AD Azambuja, membros da equipa AD.J e também coordenadores dos retiros CB, apresentaram o retiro CB a realizar-se na pausa letiva do Carnaval, no Monte Esperança, mencionando o desejo de ajudar os jovens campistas a serem uma bênção nas suas igrejas locais. Seguiu-se um tempo de oração dos obreiros presentes pelos membros da equipa AD.J dedicados aos retiros CB, depois por toda a equipa AD.J e pelos delegados regionais.

As mensagens e a apresentação do projeto AD.J foram transmitidas em direto no Facebook, permitindo a quem não pode vir de ter acesso a parte do Encontro. Uma semana depois, todos os inscritos foram presenteados com um pack de recursos digitais, destinados especificamente ao trabalho com adolescentes e jovens.

Este Encontro contou com a presença de grupos de várias igrejas do Norte ao Sul do país. A Equipa AD.J quer agradecer a todas as lideranças que abraçaram este Encontro e investiram enviando os seus professores de Escola Dominical, líderes ou membros das comissões de jovens. O agradecimento estende-se à AD Benfica pela excelente recepção, aos oradores convidados, aos grupos de louvor que participaram e a todos os que de algum modo deram o seu contributo para a realização deste evento.

Querendo Deus, o próximo Encontro Nacional de Liderança Juvenil será realizado na AD Portimão, dia 9 de novembro de 2019, seguindo o desejo de descentralizar estes encontros e de alcançar várias regiões do nosso país.